Ciclovia do Rio Pinheiros (SP) #PorOndeComeçar

09 / 02 / 2021 Ler notícia

Se você mora em São Paulo, a ciclovia do Rio Pinheiros é um local excelente para começar a pedalar.

Ela acabou de passar por uma reforma: ganhou iluminação noturna, asfalto novo, mais sinalização e perdeu as lombadas. Até as áreas de banheiro estão mais convidativas e com serviços úteis aos ciclistas, como bomba para encher pneu.

Isso tudo sem falar nos vários quiosques com cafés especiais, comidinhas e drinks 🤩

ONDE É?

O trecho reformado tem aproximadamente 8 quilômetros e fica no entre o Parque Villa Lobos e a Ponte Estaiada.

Para quem não conhece, a ciclovia fica exatamente entre o rio e a linha do trem.

E é justamente essa característica – de ser uma pista para bicicleta segregada da faixa normal de rodagem dos veículos motorizados – que faz dela uma CICLOVIA.

Caracteriza-se como CICLOFAIXA quando o local é apenas sinalizado e com pintura no chão, e fica na MESMA pista que o trânsito de outros veículos.

ACESSO

Existem três formas de entrar nesse trecho da ciclovia: 

  1. Pela passarela em frente a estação da Vila Olímpia de metrô (usa uma escada para subir na passarela)
  2. Pela passarela ao lado do Parque do Povo (tem uma rampa para subir, sem precisar desmontar da bike)
  3. Pela Ponte da Cidade Universitária (também rampa, mas solicita-se o desmonte da bike por questão de segurança)

SEGURANÇA

E se você já está coçando a cabeça querendo ir e se perguntando se é seguro, já te falo: uma vez que você está lá dentro, está em um local controlado.

Eu nunca me senti exposta nesse trecho da Ciclovia da Marginal Pinheiros – pelo contrário, é um dos únicos locais ao ar livre de São Paulo que não tenho medo de estar sozinha.

‼️ E a boa notícia é que aos poucos estamos vendo o outro lado da marginal do Rio ganhar estrutura para pedalar e correr. São Paulo está ganhando um espaço fantástico para a prática de esportes ao ar livre!!!

CUIDADOS

Em dias de chuva, o piso fica liso por conta da tinta (isso vale para todo trecho pintado de asfalto, até faixas nas ruas 😉). Por isso, tenha a atenção redobrada em piso molhado para não escorregar. Veja nosso post sobre uso dos freios para relembrar o que deve ou não fazer.

⚠️ Ao fazer conversões

Olhe ao seu redor quando for fazer alguma conversão para confirmar que será seguro e pode mesmo virar, parar, mudar de faixa. Aliás, sinalize sempre que for parar, virar, mudar de faixa 🙋🏽‍♀️🙋🏼🙋🏿‍♂️

⚠️ Animais na pista

A margem do Rio é o berço de famílias de capivaras! Elas costumam ser bem letárgicas e não reagem aos ciclistas, mas vale ficar de olho, principalmente quando está andando em grupo e não tem visão clara da pista a frente.

⚠️ Pelotões

São grupos de ciclistas que geralmente andam em velocidade constante. Cuidado extra com esses grupos e se for “engolido” por um, mantenha o olhar a frente, sem tocar nos freios bruscamente. Naturalmente você será ultrapassado, sem precisar fazer nada.

⚠️ Equipamento de segurança

Use sempre capacete, mesmo na ciclovia que parece ser um local tranquilo para pedalar. Os acidentes acontecem quando menos esperamos e o chão ali é bem duro, qualquer acidente pode chegar a ser fatal 😳!

Horários de funcionamento

5h30 até meia noite (trecho OESTE, Ponte Estaiada – Jaguaré)

Mais informações no site da CPTM e no perfil do Instagram @CicloRioPinheiros

 

EXPLORE O BLOG DA CALOI!

Na série de posts Por Onde Começar, dei várias dicas valiosas para você começar a explorar a vida com a sua bicicleta.

Falamos de conforto, de como frear, como trocar de marchas, como calibrar/encher os pneus, acessórios e equipamentos que você precisa ter para evitar perrengues, e até fizemos um mapa da bicicleta pra você conhecer cada parte dela. 

Agora é com você! Boas pedaladas 😃

 

ciclo rio pinheiros

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]