Como transportar a bicicleta no carro? #Férias

19 / 07 / 2021 Ler notícia

Pode parecer paradoxal, mas quanto mais gostamos de pedalar, mais precisamos transportar a bicicleta no carro, no ônibus, trem, avião, etc. 

Uma vez que se acostuma com isso, a missão não é tão complicada assim, mas o começo pode dar trabalho, principalmente para bicicletas de lazer que não são feitas para serem muito desmontadas.

cambio como transportar a bicicleta no carro

Neste post explico como transportar a bicicleta no carro, mas antes de mais nada tome nota disso: nunca apoie a bicicleta do lado do câmbio (direito) ou nunca coloque peso em cima dele.

Considere o câmbio a parte mais frágil da bicicleta: se ele desregula, adeus à pedalada silenciosa – você precisará levar ao mecânico para voltar a girar os pedais livremente, sem barulho e atrito excessivo.

E fique atento à GANCHEIRA (peça que segura o câmbio no quadro), pois se ela quebrar, só será possível pedalar de novo depois que conseguir uma nova – e pra complicar, cada bicicleta tem um modelo diferente de gancheira! 🙄 😏

Transportando a bicicleta DENTRO DO CARRO

Carros grandes, estilo hatch podem comportar uma bicicleta inteira, sem tirar as rodas ao reclinar os bancos traseiros. Se esse for o seu caso, recomendo:

  • Forrar todo porta-malas e bancos reclinados com um cobertor grande de proteção para evitar deixar marcas no veículo
  • abrir o porta malas e segurar a bicicleta pelo lado esquerdo dela (oposto ao câmbio), de costas pro carro
  • com a mão esquerda, segure no guidão ou no garfo direito e com a direita segure no triângulo traseiro (em cima do câmbio)
  • Erga a bike do chão, vire-se para o carro e insira a roda dianteira primeiro, com cuidado para não bater os pedais na lataria do carro
  • Depois de ter apoiado toda bike dentro do carro, vá em uma das laterais (porta do passageiro) e ajuste para que q roda dianteira ou fique pra baixo, por trás do banco do motorista, ou pra cima, apoiada no banco do passageiro

Carros médios comportam a bicicleta apenas com a roda traseira. Para isso tire a roda dianteira e coloque a bicicleta pelo porta-malas da mesma forma como explicado para carros grandes acima. Lembre-se de colocar a roda dianteira dentro do carro também 😉.

Carros pequenos exigem a remoção das duas rodas, e para isso será necessário já conhecer a engrenagem do câmbio para conseguir tirar e colocar a roda traseira da bike (peça ajuda a seu mecânico na sua bicicletaria de preferência). Depois que retirar as rodas:

  • forre os bancos traseiros do carro com um cobertor velho para proteger o carro
  • segure o quadro da bicicleta pelo lado esquerdo, oposto do câmbio, e coloque-a no veículo pela lateral direita (porta do passageiro), com o guidão entrando em primeiro. Essa maneira de colocar a bicicleta ajuda a evitar pancadas indesejadas no câmbio, que entra por último e precisa ser bem cuidado para evitar estragos
  • Verifique se a bicicleta está bem posicionada e cabe dentro do carro antes de fechar a porta com força. Às vezes é preciso ajustar seu posicionamento dentro do carro para conseguir fechar as duas portas
  • Passe o cinto de segurança pelo quadro da forma que der para deixá-la presa no banco. Na maioria dos carros modernos, não é preciso clipar o cinto
  • Não se esqueça das rodas!! Posicione as rodas ou na frente do quadro, atrás dos bancos, ou no porta malas.
  • Não se esqueça da blocagem!!! Algo comum ao desmontar as rodas para transportar a bicicleta é de esquecer a blocagem da roda no chão. Só que sem ela, não é possível montar a bike de novo! Fique atento!

 

Transportando a bicicleta FORA do carro – RACK

A forma mais fácil de transportar a bicicleta é no rack. Só que não! Ela só é fácil depois que você fez sua pesquisa, adquiriu o suporte de bicicletas ideal para seu veículo, instalou as peças para encaixar o rack (cada carro / suporte usa um engate diferente!), instalou o rack, aprendeu a usar e finalmente se acostumou com ele 😅.

A maior dificuldade com racks é lembrar que tem uma bicicleta do lado de fora do seu veículo, principalmente ao entrar em garagens, estacionamentos, no trânsito, na rua, etc.

Os benefícios do rack são de ter espaço para mais de duas pessoas dentro do carro e evitar sujeira e desgaste dentro do veículo por conta de colocar-tirar a bike toda hora.

Agora que você já sabe mais sobre como transportar a bicicleta no carro, vamos pedalar? 🚲 

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]