Ciclo menstrual X Bicicleta

06 / 03 / 2021 Ler notícia

Vamos falar sobre o ciclo menstrual? Porque a menstruação não é motivo de vergonha, nem de dar as costas para a sua bicicleta!

Para nós, mulheres que menstruam, o ciclo menstrual afeta diretamente a performance, não só no esporte. 

Mas a boa notícia é que podemos usar isso ao nosso favor se aprendermos a navegar por ele!

Nossos hormônios estão em um constante ciclo que afeta diretamente a respiração, a temperatura corporal, a percepção de esforço para mencionar alguns pontos. Você já reparou nisso?

Algumas dicas são:

  • Prestar atenção nos sintomas em cada fase do ciclo (eu uso o aplicativo gratuito Flo, mas sei que existem vários outros)
  • Analisar como esses sintomas variam a cada mês para tentar encontrar um padrão de repetição
  • Ter consciência de que sua alimentação afeta diretamente como você vai se sentir, e pode ser que você fique mais sensível a certos tipos de alimentos em diferentes fases do seu ciclo

Além disso, hoje em dia já exigem diversos modelos de absorventes e absorventes internos, inclusive o coletor menstrual para você encontrar qual produto vai te atender melhor. Já ficou para trás a época em que tínhamos vergonha de comprar absorvente na farmácia ou de outras pessoas saberem que estamos na fase da menstruação.

Importante é fazer as pazes com o seu ciclo e não se culpar pelas sensações, porque TODAS nós as temos, mesmo que às vezes não falamos sobre elas. Já ficou para trás também achar que os sintomas do ciclo menstrual só atrapalham a nossa vida.

Quanto mais intimidade criamos com nosso ciclo, mais fácil fica aceitar suas fases e sensações

Você sabia que:

  • O ciclo tem 4 fases (resumidamente): menstrual, folicular, ovulatória e lútea
    • Fase menstrual – dispensa explicações 🙃. Normalmente costuma durar de 3 a 7 dias
    • Fase folicular – é o período de maturação do folículo ovariano e secreção de estrógeno, entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação.
    • Fase ovulatória – liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo. Algumas de nós vão perceber um tipo de secreção transparente.
    • Fase lútea – o período entre a ovulação e antes do começo da menstruação, quando o corpo se prepara para uma possível gravidez. 
  • Ficamos hormonalmente mais fortes durante o período menstrual
  • Pode ser que você precise de mais descanso durante a fase luftal (alta hormonal)
  • Você precisa de mais proteína e leucina durante a fase luteal

Como você lida com o seu ciclo? 

Menstruação é um assunto que muita gente não fala, às vezes por simples vergonha ou por preceitos culturais que fazem acharmos que menstruar é sujo e inconveniente.

Menstruação não é sujeira e nem sinônimo de falta de higiene! Vamos quebrar esse tabu?

E o legal é que temos cada vez mais informações para aprendermos a otimizar o treino e a prática esportiva ao redor do ciclo menstrual.

Métodos anticoncepcionais

Não existe um caminho certo ou errado, nem melhor ou pior. Somos seres únicos e cada uma terá experiências diferentes. Mas isso não nos impede de compartilhar nossas histórias umas com as outras! Vamos falar disso também? Qual método você usa? O que funcionou melhor pra você? Comenta abaixo!

Eu já usei vários: pílula, implante subcutâneo, a famosa tabelinha + camisinha, DIU com fio de cobre e prata (sem hormônio) e recentemente coloquei o DIU Mirena.

Aliás, compartilhando a minha experiência na última inserção do DIU, quando eu fui na minha médica para colocar, coincidiu de eu estar na fase ovulatória do meu ciclo, com muita secreção (eu não me atentei que deveria ter marcado a consulta mais cedo, antes da ovulação). Isso foi um problema, porque o DIU “escorregou”, saiu do lugar, e eu tive que fazer uma recolocação dele dias depois com o método histeroscopia (equipamento com uma camerazinha, tipo endoscopia) e doeu tanto que eu quase desmaiei durante o procedimento 🥵.

Então em relação a métodos anticoncepcionais, minha sugestão é:

  • conversar com suas amigas e com as mulheres da sua família
  • ter um(a) médico(a) ginecologista que tenha conhecimento para te dar opções. Converse muito com ele(a) para fazer um plano estratégico de acordo com as suas sensações e necessidades
  • Não tenha medo de mudar de estratégia caso não esteja satisfeita com suas sensações. Mas faça isso de maneira responsável, se necessário peça a opinião de mais de um(a) médico(a)

Bom, este é só o começo da nossa conversa sobre menstruação. Comente abaixo suas dúvidas, compartilhe sua experiência e pontos que gostariam que fossem abordados em outros posts.

E vamos pedalar! 🚺 💐 💪🏼

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]