Como nasce um campeão?

06 / 09 / 2021 Ler notícia

Nada melhor do que a vitória do Henrique Avancini no Short Track da Copa do Mundo de Lenzerheide 2021* na última sexta-feira – seguida da medalha de prata no campeonato mundial da mesma disciplina em Val di Sole – para dar início à série Como nasce um campeão do Blog da Caloi. 

Campeão

Henrique Avancini seen at UCI XCC World Cup in Lenzerheide, Switzerland on September 3, 2021

Isso porque, apesar de Avancini andar para a nossa marca irmã Cannondale, foi a Caloi que abraçou o Henrique mais jovem e seu sonho de ser campeão. O resto é história! 🙌🏼

O objetivo desta série é te apresentar ao mundo do esporte, da bicicleta como veículo de educação, socialização e saúde (mais do que de transporte).

Queremos trazer informações úteis para você ter mais facilidade para encontrar o “caminho das pedras” no mundo do ciclismo esportivo. Quais são as disciplinas do ciclismo? Quais delas são olímpicas? Como faz para competir? Como treinar? Quem são os nossos atletas? Estas são algumas das questões que quero tratar por aqui.

Quando eu, Viviane, comecei no Mountain Bike lá em 2011, quase não existia conteúdo em português sobre o assunto. Que alegria tenho hoje de poder compartilhar tudo o que aprendi com você, para que tenha mais facilidade do que eu nesse começo.

Inspirada pelo slogan da Caloi “fabricamos ciclistas” vou lhe dar ferramentas para que você construa sua própria história no ciclismo.

Campeão

E qual é o papel do esporte na sociedade?

Em meu podcast, o MTB PASS, fiz essa pergunta para 15 entrevistados, entre eles atletas da elite mundial e grandes profissionais do meio. Todas as respostas têm um ponto em comum: esporte é educação básica. E mais: uma cultura não sobrevive sem a prática esportiva e sem os grandes atletas como referência para os cidadãos comuns. Os grandes atletas, aqueles que se sustentam na excelência e que deixam legado, são o melhor do que podemos ser como seres humanos.

O país do futebol

Elimine toda a euforia de torcedor e reflita: o que você aprende com os atletas para quem você torce? 💭

Talvez você se frustre com essa reflexão, pois pode descobrir que em nada aquele time que você torce agrega na sua vida além da alegria de torcer. 

Mas talvez não… pode ser que sem nem perceber, você já aprendeu muita coisa com o seu time do coração e que ele seja sua referência diária para superar adversidades e viver bem.

Coisas como: disciplina, foco, trabalho duro, resiliência, muito estudo, lidar com frustração/perdas, busca por conhecimento e etc.

Henrique Avancini

Lição de casa

Para concluir nosso primeiro post, te deixo uma lição de casa: qual é o legado que você quer deixar como atleta?

Como você quer somar para a sociedade e para as pessoas ao seu redor?

Quais valores quer compartilhar, inspirar?

Ufff, tem bastante coisa aí nessa lista! Comente nos comentários abaixo – ou no seu diário, e vamos pedalar!

*Clica aqui para assistir o replay da corrida na Redbull TV com narração e comentários em português

Dica da Vivi: conheça os tipos de bicicleta e por onde começar.

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]