O que é começar na base?

13 / 09 / 2021 Ler notícia

Seja no ciclismo esportivo ou em qualquer modalidade esportiva, muito se fala sobre começar na base. Mas afinal, o que é começar na base?

começar na base

Photo by Mikkel Østergaard/The Cyclist Union via Cyclists’ Federation

A categoria de base é o início de uma relação duradoura da criança com o esporte. Quem começa em uma modalidade já mais velho ou adulto, não tem a oportunidade de viver essa categoria, e, assim, já “larga” no esporte com certa desvantagem. Isso porque é nesse período da categoria de base que se tem tempo e espaço para brincar com a bicicleta, e assimilar os desafios de coordenação de pilotagem com naturalidade e facilidade. 

Também é aí, na base, que se aprende a lidar com o meio competitivo sem pressão e cobranças, ao mesmo tempo que evolui a habilidade de interagir com os outros e lidar com a frustração de perder.

Em países desenvolvidos, a categoria de base faz parte da educação básica, está ligada à escola e existe a fácil acesso em cada bairro ou vila. Sabemos que projetos assim infelizmente não são prioridade no Brasil e em outros países sub-desenvolvidos.

começar na base

Mas então o que você pode fazer para seu filho/filha começar na base?

  • Antes de mais nada: não force! O esporte tem que ser lugar de brincadeira, liberdade, criatividade, de descobrir o movimento. Existe hora certa para a criança focar em apenas uma modalidade e, ainda mais velho, de iniciar treinos específicos. RESPEITE o processo e a vontade da criança.
  • Faça junto! Se envolva, proporcione espaço e experiências que ajudem a criança a evoluir com leveza. Traga novos desafios, interações com outras crianças e atente-se sempre à qualidade desse ambiente e das sensações da criança: os pais terão que evoluir junto com o/a filho(a) ao lidar com desafios e frustrações!
  • Equipamento bom não é essencial! Acho importante ensinar a criança a desde o começo dar valor ao equipamento, às peças e componentes da bicicleta. Tem que saber cuidar e começar  do mais simples antes de ir pro mais top. Esse processo traz repertório e a segurança de que a evolução vem de dentro de si, e não do equipamento.
  • Rotina é tudo! Ter uma rotina e um plano estruturado para brincar de treinar é mais importante do que ter muito tempo para isso. É preferível ter 1 hora 3 vezes por semana do que só ir por 3 horas aos domingos.
  • E por último mas não menos importante: a criança tem quer ser hábil e não forte!!! No lugar de levar seu pequeno para pedalar 10 quilômetros com 8 anos de idade: leve ele para conhecer trilhas na floresta parando para apreciar os bichos que aparecem no caminho, admirar as flores, sentir os odores e a sensação do vento. Nenhuma criança precisa pedalar longas distâncias!

começar na base

Futuro ciclista

E se seu filho ou filha estiver realmente apaixonado pelo esporte, você pode pedir ajuda a médicos do esporte, fisioterapeutas e educadores físicos para guiá-lo da melhor forma possível nesse processo da base, sem antecipar etapas para que isso não prejudique seu crescimento e má formação de ligamentos, tendões e músculos.

Mas mais fundamental do que isso será você pai e mãe se informarem, pois essa jornada de evolução precisa de todo o apoio de vocês!

Bicicleta infantil para começar na base

Clique aqui para saber como comprar a bike ideal para uma criança

E clique aqui para as bicicletas infantis da Caloi.

E aí, vamos pedalar em família?

começar na base

Exemplo de um parque de bicicleta com obstáculos progressivos para crianças

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]