

conheça a história dessa bike icônica

Em 1981/82 a Caloi lançou a Caloicross 1, popularmente denominada de “CC1”. Ela foi inspirada nos famosos quadros Mongoose muito populares nos Estados Unidos. A Caloicross 1 teve seu lançamento em 1981, e foi comercializada em 1982. Essa bicicleta foi a percursora do estilo BMX no Brasil e foi fundamental para a evolução do esporte e principalmente para a evolução do modelo que foi sua sucessora, a famosa Caloicross Extra Light “bolinha”.


Essa bicicleta é considerada muito rara, devido a pequena quantidade de exemplares produzidos exclusivamente no ano de 1982.

O ano de 1983 é considerado o ano épico da Caloi devido ao lançamento de três modelos de Caloicross: Extra, Extra Light e Extra Nylon. A Extra Light foi e é considerada até hoje uma das mais completas e extraordinárias criações da marca. Lançada em 1983, essa bicicleta possuía o que existia de melhor em peças e componentes.


Nesse ano, com base nos outros modelos de Extra Light, a Caloi fabricou uma das mais luxuosas bicicletas da linha, com o quadro mais leve e em formato de gota, que se tornou seu apelido.



No ano de 1986, chegou ao final o modelo Extra. A Caloi então lançou os modelos da Caloicross Freestyle, com grande destaque para a Caloicross Freestyle Light e Aero Free Light, que vieram com quadros em aço Chromoly e ganharam desenho exclusivo Caloi, foram configuradas com peças dos modelos anteriores da linha Extra Light.


Com a ascensão do MTB e a Caloi despontando com suas novas Mountain Bikes no mercado nacional, em 1990, inspirada na pintura da GT com quadro triplo triângulo, foi lançada a Caloicross Extra Light Comp com pintura craquelada, um sucesso na época.

No ano de 1990, a Caloi deu início à produção da Caloicross Pro e seus vários exemplares, com grande diversidade de modelos, variando os grafismos, pinturas, peças coloridas, etc...
Esse modelo é considerado o último da família Caloicross, com peças de alumínio anodizadas como eram nos modelos anteriores, teve o quadro em cores tradicionais como vermelho e azul e tiveram cubos alterados para os da marca Bimak. Foi uma breve despedida até o ano de 2021.


Considerado o último modelo da produção de Caloicross, essa bicicleta foi produzida com peças de ferro e aros em alumínio polido.
Em 2021 a Caloi fez o relançamento triunfal da Caloicross Extra Light, onde desenvolveu uma edição especial e limitada. Tornou-se um item de coleção assim como as primeiras que foram lançadas. Esse modelo veio com um mix de cores e grafismos dos modelos de 1983 e 1984, com uma combinação harmônica entre design, funcionalidade e historicidade.


FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!
A partir de um Quiz sobre a história da Extra Light, cinco consumidores foram selecionados pela Caloi para participar do projeto de cocriação da próxima Caloi Extra Light. Para continuar por dentro de todos os detalhes que essa parceria e de outras novidades, se cadastre na nossa Newsletter.
