Leis de trânsito para ciclistas #PorOndeComeçar

12 / 02 / 2021 Ler notícia

Olá! 

Vamos ficar por dentro dos direitos dos ciclistas nas ruas do Brasil?

Você sabe qual espaço você pode ocupar em relação aos carros, motos, caminhões, pedestres?

Você anda frustrado com o trânsito ou tem medo de ir pra rua? 

Entenda abaixo quais são seus reais DIREITOS e DEVERES como ciclista e lembre-se sempre de RESPEITAR O OUTRO, o princípio básico de qualquer relação humana (e principalmente se você quiser ser respeitado).

1. A primeira regra básica do código de trânsito Brasileiro (CTB) é que o ciclista deve seguir as mesmas regras que os veículos motorizados nas vias, salvo apenas se houver placas com regras específicas para a bicicleta no local. 

Isso significa que:

  • Todo ciclista deve ANDAR NA MÃO CERTA DA VIA, na mesma direção que os carros, e não na contra mão‼️
  • Temos o dever de dar prioridade para os veículos menores e mais vulneráveis, ou seja, a ordem de prioridade é esta:
    1. pedestre
    2. bicicleta
    3. moto
    4. carro
    5. caminhão

Logo, nós ciclistas precisamos dar prioridade e cuidar da segurança dos pedestres (meio óbvio isso, né galera?).

  • Ciclistas tem que respeitar o semáforo, assim como os carros 🚦
  • Assim como os carros e motos, os ciclistas não tem o direito de andar nas calçadas. O correto é descer da bike para andar na calçada 😉
  • É proibido andar nos corredores entre os carros quando o trânsito está em movimento – só temos o direito de fazer isso quando o trânsito está parado! E vale lembrar vocês de sempre fazerem isso com cuidado e respeito aos carros, pois se queremos conquistar respeito no trânsito, temos que começar respeitando e exercitando nossa empatia.

2. A segunda regra básica é que os ciclistas têm direito de transitar em todas as vias de trânsito que possuam faixa de pedestre e entrada ou saída de garagens.

Ou seja, fica esperto porque existem vários trechos assim em cidades grandes. Para usar a cidade de São Paulo como exemplo, não podemos pedalar na faixa expressa e central das Marginais e também na Avenida 23 de Maio, entre outras.

3. E pra terminar, ciclistas podem sim usar acostamentos de estradas ou até mesmo andar em estradas sem acostamentos, desde que elas não possuam placas que proíbam ciclistas.

É claro que você precisa calcular os riscos e levar em consideração que estamos sempre muito vulneráveis nas estradas. Por isso recomendo que você SEMPRE utilize uma luz de segurança vermelha na traseira da sua bike, mesmo de dia e nunca deixe para trás o seu capacete ⛑️, combinado?

 

Compartilhe este link com com o seu grupo de pedal e sempre que puder, ajude mais pessoas a ficarem por dentro das regras de trânsito, tanto pros ciclistas saberem qual espaço podem ocupar, quanto pros motoristas e motociclistas saberem que precisam respeitar, está na lei!

 

Vamos pedalar?

 

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail