Mountain Bike Cross Country (MTB XC) #TiposDeBicicleta

23 / 04 / 2021 Ler notícia

Olá!

O Mountain Bike é uma modalidade do ciclismo que abraça várias tribos, e assim, vários tipos de bicicleta também!

O foco de hoje são as mountain bikes de XC (abreviação de Cross Country), mas para você ter uma visão geral, o esporte MTB engloba isso tudo:

  • Cross Country
  • Downhill (DH)
  • Enduro (ou Trail)
  • Freeride
  • Dirt Jumping

Mountain Bike Cross Country

As bikes de XC são as mais leves e versáteis que você irá encontrar para andar em estradas irregulares e fazer trilhas que sobem e descem as montanhas.

A geometria do quadro e a qualidade dos itens como câmbio, freios e suspensão impactam diretamente a performance do ciclista, pois um kit mais leve, preciso e que “rola” com mais suavidade proporcionará conforto, segurança e aproveitamento de energia.

Basicamente quanto melhor a bike, mais fácil será pedalar em terrenos acidentados.

 

[Lembrando que temos uma série do nosso Blog dedicada a conforto na bike e o quanto ajustes de bike fit são fundamentais na performance também!]

Por ser leve para transpor subidas duras e longas e ter uma geometria mais agressiva deixa o ciclista ligeiramente projetado para frente pelo ângulo da caixa de direção, a bike de XC exigirá mais técnica, domínio e controle do piloto nos trechos técnicos.

Como existem infinitos tipos de percursos de cross country, temos duas opções de bicicletas nessa categoria: a hardtail (também conhecida como “rabo duro”) e a full suspension.

HARDTAIL

A HT (como na foto acima) tem apenas a suspensão na frente, no garfo, o que deixa ela mais leve, mais barata, e mais fácil de manter

É uma opção excelente para quem ainda não está fazendo trilhas muito técnicas mas quer entrar no grupo de pedal da sua cidade, pedalar mais longe, subir as serras e melhorar seus tempos. Podemos dizer que ela é a porta de entrada do ciclista ao mountain bike no Brasil.

A MTB HT também acaba sendo a escolha de muitos ciclistas urbanos que querem ter uma bicicleta “all around”, que anda bem na cidade mas também funciona na hora de experimentar uma trilha no parque, num sítio, sair da rotina.

FULL SUSPENSIONe-vibe pro fs screen shot

Tem tudo o que uma bicicleta hardtail possui, com uma adição: a suspensão traseira, que acrescenta peso, custo, manutenção, mas devolve em estabilidade, segurança e diversão!

A suspensão traseira funciona de maneira que a bicicleta fica mais colada no chão, proporcionando estabilidade, aderência, controle e segurança para o ciclista. 

Para quem acompanha o circuito de Copa do Mundo de MTB Cross Country na Redbull TV, repare que em cada etapa os ciclistas fazem escolhas diferentes de bicicleta (HT ou FS) baseados no tipo de pista da prova. Se tiver muita subida com descidas menos técnicas, como a pista da Albstadt (Alemanha), a maioria escolhe a hardtail. Se houver trechos técnicos com raizes, pedras e alta velocidade em solo irregular, como a pista de Nove Mesto (Rep. Tcheca), a full suspension costuma ser a escolha unânime para quem tem essa opção.

E na vida de um cidadão comum, o que é melhor?

A escolha é pessoal! Você vai ter que traçar seu próprio caminho. Não tem melhor nem pior, tem o que você pode comprar e o que você quer naquele momento da sua vida, do seu rolê. 

Seja feliz com a bike que você tiver, e vamos pedalar! 

LINKS MOUNTAIN BIKE CROSS COUNTRY

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail