O jeito certo de encarar descidas de bike é sempre COM CUIDADO, respeitando o seu nível de habilidade técnica.
Isso significa que, muitas vezes, você deve descer da bicicleta e empurrar sem vergonha!
Descidas de bicicleta exigem técnicas de pilotagem que não são óbvias, como o uso dos freioscorretamente, posicionamento do corpo em cima da bicicleta e leitura de terreno.
Para cada uma dessas técnicas, há um processo de aprendizagem que exige prática, normalmente com um treinador ou expert no assunto.
Portanto, se alguém tentar te ensinar a encarar uma descida sem uma prática de iniciação, DUVIDE do seu “mentor”! E nessas horas, o fator MEDO pode ser o indicador de REAL PERIGO, ou seja, seu aliado nessas horas.
O MEDO
Em uma era em que pseudo gurus e coaches sem verdadeira formação estão enchendo a nossa cabeça de frases superficiais como “tenha coragem!”, “saia da sua zona de conforto!”, “a vida começa onde termina o medo”, sinto necessidade de te lembrar que o medo tem um papel importante, principalmente em cima do bike, onde estamos mais vulneráveis a acidentes.
Ao sentir medo, recomendo a seguinte reflexão:
- Eu tenho prática suficiente em terrenos menos técnicos do que este para encarar uma descida como esta?
- Eu já treinei TODAS as habilidades técnicas necessárias para encarar esta descida?
- Estou com vontade de enfrentar esse medo ou estou me sentindo pressionada por outras pessoas?
Para encarar um obstáculo técnico novo como uma descida, você precisa estar 100% confiante de que possui todas as habilidades técnicas necessárias para superá-lo, e que quer fazer isso por você, e não por pressão externa.
NÃO SE DEIXE LEVAR
Ao ver outras pessoas encarando um obstáculo, não se deixe levar pela pressão exterior. Faça sua própria avaliação: você está realmente pronto(a) para encarar essa descida?
E lembre-se: vergonha mesmo é cair e se machucar por ter sido ignorante perante um perigo iminente, e não por reconhecer e aceitar seus limites ao empurrar a bicicleta.
PROCURE AJUDA PROFISSIONAL
Infelizmente no Brasil ainda não há exigência de certificação específica para trabalhar como treinador de técnica de pilotagem de bicicleta, como é feito em países desenvolvidos (EUA e Canadá, por exemplo).
Por isso, você precisa escolher com carinho o seu professor. Ele entende mesmo do assunto? Ele sabe mesmo ensinar? Qual é a metodologia que ele usa?
Fazer aulas sem metodologia e com maus “professores”, podem te deixar com vícios e maiores dificuldades para evoluir no longo prazo.
QUEM EU INDICO
- Marcio Prado, do Zoom Bike Park
- Adriana Nascimento
- Marcio Ravelli
- Luciano Kdra Lancelotti
- MTR – Mantiqueira Trail Riders
- Valmor Hausmann
- Ciclofemini
- Lulu Five
Agora é com você!
Boas pedaladas
– Vivi Favery