+ de 128 anos de História
A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil. Estamos na memória de gerações e gerações de brasileiros, sejam eles ciclistas profissionais ou não. É uma longa história contada por bicicletas que fizeram e fazem parte do dia a dia de muita gente.
Missão e visão
Criar a melhor experiência de pedalar para todos os ciclistas, liderando o universo da bicicleta e sendo o parceiro preferido de negócios em todos os canais que servimos.
Comportamentos
Estão refletidos em tudo o que fazemos e acreditamos que eles são fundamentais para atingir nossas metas e mantermos um ambiente de trabalho inspirador
Propósito
Movemos pessoas por um mundo melhor. Promovemos a mobilidade, o bem-estar e a sustentabilidade por meio da bicicleta, contribuindo para um futuro mais conectado, saudável e responsável.
Linha do Tempo
Você sabia que a Caloi chegou aqui no Brasil no século XIX? Nossa história se confunde com a história da bicicleta no País. Imagine quanta coisa temos para contar.
Haja história! Nascida no final do século XIX, pelo italiano Luigi Caloi, a marca importava bicicletas do mercado europeu e viu seus produtos transitarem entre os elegantes senhores e senhoras da cidade de São Paulo, que mal sabiam o que era um carro.
As dificuldades de importar peças na época da Segunda Guerra fez com que a Caloi desse ínicio á sua produção nacional. Neste ano, foi inaugurada a primeira fábrica de bicicletas do Brasil, no bairro paulistanno do Brooklin.
A geração de 1970 nasceu com um pedal da Caloi no pé. Foi nessa década que aconteceu o primeiro Passeio da Primavera (evento que chegava a reunir 80 mil pessoas em um mesmo dia), o lançamento da clássica Caloi 10 e aquela campanha quie marcou memórias – Não esqueça a minha Caloi.
Neste ano a caloi 10, um dos modelos mais queridos do Brasil. Foi a primeira bicicleta de 10 marchas do país – uma bike esportiva, com o guidão rebaixado e que revolucionou toda uma geração. Outro modelo muito querido pelo mercado brasileiro e também lançado neste ano foi a Caloi Cecí.
A Caloi inaugurou mais uma fábrica no país, no Polo Industrial de Manaus. Com essa base, lançou outro sucesso de vendas: a Mobylette. Lembra da sua?
Foi em 78 que a primeira peça da campanha Não Esqueça a minha Caloi surgiu, com o personagem Zigbim, que incentivava a garotada a lembrar de um presente… que não foi esquecido até hoje. Este ano foi marcado também pelo lançamento do modelo Caloi Ceci, uma bike feita especialmente para as mulheres.
Caloi Cross: a Primeira BMX do Brasil
A estreia dos anos 80 para a Caloi veio com a assinatura “ O ano da Bicicleta ”, e mostrava que realmente seria a década da bicicleta. Ao menos, para a Caloi Cross, que figurava nas garagens de 10 entre 10 meninos dos anos 80.
Caloi Cross Extralight foi o grande sucesso da década de 80, que marcou uma geração. Ela se inspirou no sucesso do filme E.T. – O Extraterrestre, com um modelo para a criançada que sonhava em voar.
Ícone da geração que cresceu ouvindo as músicas da rainha dos baixinhos, a Caloi faz parte da vida de muita gente e da própria cultura popular. Você lembra da participação da equipe Caloicross no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz?
Em 89, chegou ao mercado a Caloi Mountain Bike 18, a primeira feita especialmente para a prática do esporte que ganhou o coração do brasileiro.
Caloi Aspen Way: A Primeira MTB do Brasil
Os anos 90 viram o crescimento da Caloi dentro e fora do país. Em meio a vários lançamentos de sucesso, ela deu ínicio a sua internacionalização, abrindo uma subsidiária na Flórida, nos Estados Unidos.
Neste importante ano, a Caloi patrocinou o heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong, na equipe Motorola/Caloi.
Ainda em 1996, a outra parceria inusitada foi consolidada entre Caloi e a Chevrolet, que lançou uma bike vendida na rede Chevrolet e foi apresentada no Salão do Automóvel.
Os 100 anos de Caloi foram comemorados com um novo modelo de muita classe: a Caloi 100.
Movimentando a Vida
Desde 2000, a Caloi se assumiu como uma empresa destinada a vida saudável e colocou todo mundo para pedalar: crianças, adultos, esportistas, ciclistas profissionais, amadopres e bikers de fim de semana. Mudança da fábrica da Guido Caloi para Atibaia.
Este foi o ano da Caloi no Mountain Bike. Houve o lançamento de uma bike referência no segmento, a Elite Carbon, um modelo de fibra de carbono projetado para competições, que revolucionou o esporte nacional.
A Caloi passa a fazer parte da Dorel Sports, a divisão de bikes da emnpresa canadense Dorel Industries INC. Com objetivo de alavancar o esporte no país, e focada em conquistar uma medalha olímpica para o Brasil a Caloi passou a gerenciar uma equipe de Mountain bike, a única nacional registrada da UCI, chamada Caloi Elite Team, com o protagonismo de Henrique Avancini que , nesse mesmo ano, foi campeão do Brasil Ride e da Etapa de Munsingen da Bundesliga com a Elite Carbon (Campeonato Alemão de MTB).
Com a vitória de Henrique Avancini no Campeonato Brasileiro de MTB ao final de 2014 e com o Sherman Trezza em 2 Lugar, a equipe Caloi passa a dominar novamente o lugar mais alto do pódio. Em homenagem a essa vitória, a Caloi lança a Elite Carbon Team, com as cores tradicionais da Caloi Eddy Merckx e detalhe dabandeira do Brasil. Essa bicicleta colocou a marca na categoria de bikes super high-end.
A Dorel Sports assume 100% da gestão da empresa, que passa por profundas transformações, resultando em inovações nos produtos, como lançamento da linha E-Vibe de bikes elétricas, e na mudança de posicionamento da marca para “Fabricamos Ciclistas”
A Caloi já faz 120 anos de exiastência! Como parte da comemoração, foi lançada uma edição especial e limitada da tão icônica Caloi 10. Foi um ano para relembrar o passado e reviver todas as memórias afetivas que a marca ja causou a milhões de brasileiros.
As inovações não param. A Caloi faz seu sprint no e-commerce, acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor, superando 10.000 peças vendidas no primeiro ano de atuação. Inicia-se uma nova jornada no Canal do YouTube da marca, gerando conteúdo de ciclismo, entreterimento, mecânica e vida saudável. Foi criada também a plataforma Talent Academy, que gerencia o desempenho e o propósito dos colaboradores, além da criação de comitês multidisciplinares para abordar áreas de negócios, melhoria contínua, diversidade, sustentabilidade e feedback. Tudo isso em nome da inovação do ciclismo.
2020
Uma nova década se inicia e com ela novos desafios. Seguindo os pilares do Caloi 2022, os polos de Atibaia e São Paulo se unem em um novo escritório na capital paulista. Bem aqui!
A Dorel Sports, a qual a Caloi faz parte, é vendida para a holandesa PON Holdings e, agora pertence ao grupo PON BIKE, que controla outras marcas do setor de bikes como Santa Cruz, Cervelo e Focus. Caloi e Cannondale passam a fazer parte da PON Bike e agora o grupo é a maior empresa de bikes do mundo!
A Caloi se torna a primeira marca brasileira a ser campeã mundial com o bicampeonato do Henrique Avancini no Mundial de Mountain Bike na modalidade maratona.
A Caloi inova mais uma vez e aproveita de seu poder fábrio e produz a primeira MTB Full Suspension totalmente no Brasil, a Elite FS. Depois de algumas edições fora dos jogos olímpicos a Caloi retorna ao maior evento esportivo do mundo com o atleta Ullan Galinski.