A bicicleta urbana nasceu para atender a necessidade de quem usam a magrela diariamente para se locomover na cidade e precisa de um equipamento confortável, estável e rápido.
Ela atende também as pessoas que estão vestidas com roupas casuais, sem roupas específicas para praticar uma atividade física e não querem transpirar.
E outro detalhe importante é que a bicicleta urbana tem espaço para alforges, que são as sacolas específicas para serem acopladas ao quadro da bike.
Por último mas não menos importante, a vantagem de ter uma bicicleta urbana é que normalmente há menos apego a deixa-la estacionada em bicicletários ou postes na rua. Normalmente não ficamos muito a vontade de deixar uma bike de treino nesses lugares.
CARACTERÍSTICAS
- Pneus mais finos
- Espaço para uso de alforjes (bolsas específicas para bicicletas)
- Paralamas
- Guidão mais alto que permite postura mais ereta
- Algumas vêm de fábrica equipadas com luzes de segurança (vermelha atrás e branca na frente).
Minha experiência
Como atleta, acabo usando mais a minha bicicleta de estrada ou a mountain bike mesmo quando faço deslocamentos urbanos, mas não me sinto segura nem confortável para deixá-la em bicicletários (e muito menos na rua).
Fora isso, não consigo evitar o suor, pois a própria bike tem uma posição mais agressiva que me leva a fazer um esforço diferente do que em um deslocamento de bicicleta urbana ou passeio.
E aí, a urbana é a pedida pra você?
Então vamos pedalar! 🚲