Bicicleta Gravel #TiposDeBicicleta

28 / 05 / 2021 Ler notícia

Gravel significa cascalho, pedregulho, e é o que no Brasil consideramos de “estradões de terra” – e é para esse tipo de percurso, sem grandes desafios técnicos porém com boa trepidação que a bicicleta de gravel foi desenvolvida. O guidão se assemelha ao da bicicleta de estrada (speed), mas é mais grosso em cima para proporcionar uma pegada macia e mais aberto na curvatura para baixo, o que traz conforto aos membros superiores em descidas. Como a velocidade média em estradões é naturalmente menor do que em estradas pavimentadas, a aerodinâmica da bicicleta gravel fica em segundo lugar. Mas nada impede de pedalar nos pelotões de speed e tirar o máximo de sua magrela! E ainda com o benefício de, a qualquer momento, poder ter a liberdade de escolher outros caminhos menos convencionais – conectando estradas por trilhas, estradas de terra e etc.

“Se bicicleta é sinônimo de liberdade, a gravel é simplesmente o “hors concours” dessa sensação”

– Viviane Favery

GRAVEL Topstone Cannondale

Detalhes

  • Guidão – pegada mais larga e curvatura aberta no drop. Mais conforto, menos aerodinâmica. Total controle da bicicleta em descidas mais técnicas e de alta velocidade.
  • Pneus – espaço para usar pneus mais largos, em média até 38c.
  • Freio a disco – a maioria das bicicletas de gravel utilizam freios a disco, o que traz segurança e precisão na frenagem.

Sobre a Topstone, a bicicleta gravel da Cannondale

A Topstone (foto acima) possui o sistema Kingpin que conecta o upper stay ao quadro da bike (no triângulo traseiro), uma tecnologia que da 30mm de curso de absorção das irregularidades do terreno. Essa peça distribui a trepidação para outras partes da bike, sem sobrecarregar a coluna do ciclista! 🙌🏼

Para saber mais sobre essa máquina, clique aqui!

Uma GRAVEL substitui uma bicicleta de Estrada?

Sim, mas não! Se for usar uma gravel original em um pelotão de speed, naturalmente vai precisar fazer mais força para andar na mesma velocidade. As acelerações são mais lentas do que uma speed e quanto maior a velocidade, mais vai sentir o “arrasto” da gravel. O lado bom disso? Tem vários:

  1. Acaba sendo um super treino! 💪🏼
  2. Quando chega nas descidas, não tem pra ninguém! 🚀
  3. Você tem a liberdade de brincar mais com a bicicleta e escolher outros caminhos no meio do percurso, como trilhas, estradinhas conectoras, e etc. 🆓

Bicicleta GRAVEL Topstone

Mas antes de definir qual bike comprar, leia AQUI nosso guia completo sobre os TIPOS DE BICICLETA para fazer sua pesquisa e escolha com assertividade.

E vamos pedalar!

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]