O jeito certo de encarar descidas de bike

11 / 01 / 2022 Ler notícia

O jeito certo de encarar descidas de bike é sempre COM CUIDADO, respeitando o seu nível de habilidade técnica.

Isso significa que, muitas vezes, você deve descer da bicicleta e empurrar sem vergonha!

Descidas de bicicleta exigem técnicas de pilotagem que não são óbvias, como o uso dos freioscorretamente, posicionamento do corpo em cima da bicicleta e leitura de terreno.

Para cada uma dessas técnicas, há um processo de aprendizagem que exige prática, normalmente com um treinador ou expert no assunto.

Portanto, se alguém tentar te ensinar a encarar uma descida sem uma prática de iniciação, DUVIDE do seu “mentor”! E nessas horas, o fator MEDO pode ser o indicador de REAL PERIGO, ou seja, seu aliado nessas horas.

 

O MEDO

Em uma era em que pseudo gurus e coaches sem verdadeira formação estão enchendo a nossa cabeça de frases superficiais como “tenha coragem!”, “saia da sua zona de conforto!”, “a vida começa onde termina o medo”, sinto necessidade de te lembrar que o medo tem um papel importante, principalmente em cima do bike, onde estamos mais vulneráveis a acidentes.

Ao sentir medo, recomendo a seguinte reflexão:

  • Eu tenho prática suficiente em terrenos menos técnicos do que este para encarar uma descida como esta?
  • Eu já treinei TODAS as habilidades técnicas necessárias para encarar esta descida?
  • Estou com vontade de enfrentar esse medo ou estou me sentindo pressionada por outras pessoas?

Para encarar um obstáculo técnico novo como uma descida, você precisa estar 100% confiante de que possui todas as habilidades técnicas necessárias para superá-lo, e que quer fazer isso por você, e não por pressão externa.

 

NÃO SE DEIXE LEVAR

Ao ver outras pessoas encarando um obstáculo, não se deixe levar pela pressão exterior. Faça sua própria avaliação: você está realmente pronto(a) para encarar essa descida?

E lembre-se: vergonha mesmo é cair e se machucar por ter sido ignorante perante um perigo iminente, e não por reconhecer e aceitar seus limites ao empurrar a bicicleta.

 

PROCURE AJUDA PROFISSIONAL

Infelizmente no Brasil ainda não há exigência de certificação específica para trabalhar como treinador de técnica de pilotagem de bicicleta, como é feito em países desenvolvidos (EUA e Canadá, por exemplo).

Por isso, você precisa escolher com carinho o seu professor. Ele entende mesmo do assunto? Ele sabe mesmo ensinar? Qual é a metodologia que ele usa?

Fazer aulas sem metodologia e com maus “professores”, podem te deixar com vícios e maiores dificuldades para evoluir no longo prazo.

 

QUEM EU INDICO

  • Marcio Prado, do Zoom Bike Park
  • Adriana Nascimento
  • Marcio Ravelli
  • Luciano Kdra Lancelotti
  • MTR – Mantiqueira Trail Riders
  • Valmor Hausmann
  • Ciclofemini
  • Lulu Five

Agora é com você!

Boas pedaladas

– Vivi Favery

campeonato brasileiro

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]