Como começar no Mountain Bike

01 / 03 / 2022 Ler notícia

Este post é para quem curte pedalar em trilhas, o contato com a natureza e quer se aprofundar no mundo do Mountain Bike.

Em um cenário ideal, você será “abduzido” pelo MTB através de um grupo de pedal mais experiente ainda criança, com seus amigos. 

Deveria ser algo fácil de praticar, em uma pista perto da sua casa, que não demanda muito deslocamento.

E mesmo que pare de pedalar na vida adulta, as habilidades e coordenação motora sob duas rodas ficam pra sempre.

Porém, fato é que no Brasil, poucos têm uma realidade assim. Somos limitados pela falta de segurança nas ruas e nos parques, e lugares de mata com lindas trilhas muitas vezes se tornam ambientes hostis.

Com isso, é comum termos que pegar o carro para ir até trilhas seguras, onde há manutenção e organização para a prática do mountain bike.

E como o MTB ainda não é tão popular quanto outros esportes no Brasil, muitas vezes temos que trocar o grupo de amigos de infância pelo grupo do pedal (e nem sempre a família curte todo esse tempo fora de casa).

Mas enfim, a boa notícia é que uma vez que você começar no Mountain Bike, não tem o que te segure! Você vai sempre dar um jeito de conhecer novas trilhas e evoluir o seu rolê!

mountain bike

 

Vamos às dicas práticas 👇

AULA DE PILOTAGEM

Pelos motivos que comentei acima, as aulas de pilotagem tornam-se um passo ainda mais importante para o ciclista Brasileiro que quer começar no mountain bike – simplesmente a maioria de nós não tem um repertório de coordenação motora bom o suficiente para encarar as trilhas “de cara”, sem aprender a pedalar direito.

Um bom instrutor irá lidar com as demandas específicas do aluno. Você ficará surpreso ao enfrentar situações que antes achava impossível!

As clínicas de mountain bike podem durar algumas horas ou vários dias e podem ser feitas em várias etapas.

Conforme você pegar o jeito, as práticas de técnica passarão a fazer parte da sua rotina como mountain biker (no fundo, todos nós somos eternos aprendizes).

 

GRUPO DE PEDAL

Além das clínicas de pilotagem, procure um grupo de pedal para ter companhia e a motivação externa.

O Mountain Bike é um esporte de risco, principalmente nas trilhas mais afastadas, portanto evite praticar sozinho.

Informe-se nas lojas de bicicleta sobre os grupos de Mountain Bike da sua região.

 

COMPETIÇÕES

Participar de competições pode ser uma ótima forma de se conectar com outros apaixonados pelo esporte, descobrir novos lugares e começar no Mountain Bike. Aliás, foi assim que eu comecei, participando de uma prova de MTB em 2011 na região de Campos do Jordão (SP), e nunca mais parei!

Fica de olho no calendário das corridas da Brou Aventuras que a vibe desses eventos é sempre incrível.

 

PESQUISE!

Assista o replay das estapas da Copa do Mundo (com transmissão em português!), procure se informar do que está acontecendo no cenário competitivo do Brasil, quem são os atletas do momento, enfim, vá atrás de informação para conhecer o esporte e se aprofundar nele.

Replay Copa do Mundo de Mountain Bike Cross Country Albstadt 2021

Highlights da Copa do Mundo de Downhill Lenzerheide 2021 Mountain Bike Dowhill

 

mountain bike

Caloi Explorer

 

Agora, bom, só falta você pegar a sua mountain bike e ir pra trilha!

Nos vemos por aí.

 

Boas pedaladas, 

Vivi Favery

 

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]