Mountain Bike Cross Country (MTB XC) #TiposDeBicicleta

23 / 04 / 2021 Ler notícia

O Mountain Bike é uma modalidade do ciclismo que abraça várias tribos, e assim, vários tipos de bicicleta também, e o assunto de hoje é a mountain bike Cross Country (XC).

Para dar uma visão geral, o Mountain Bike engloba isso tudo:

  • Cross Country (XC)
  • All mountain ou Trail
  • Enduro
  • Downhill (DH)
  • Freeride
  • Dirt Jumping
  • etc (a todo momento tem alguma bike nova surgindo)

[Confira aqui sobre como ter conforto na bike e bike fit!]

Mountain Bike Cross Country

As bikes de XC são as mais leves e versáteis que você irá encontrar para andar em estradas irregulares e fazer trilhas que sobem e descem as montanhas.

A geometria do quadro e a qualidade dos itens como câmbio, freios e suspensão impactam diretamente a performance do ciclista, pois um kit mais leve, preciso e que “rola” com mais suavidade proporcionará conforto, segurança e aproveitamento de energia.

Basicamente quanto melhor a bike, mais fácil será pedalar em terrenos acidentados.

cross country

Por ser leve para transpor subidas duras e longas e ter uma geometria mais agressiva deixa o ciclista ligeiramente projetado para frente pelo ângulo da caixa de direção, a bike de XC exigirá mais técnica, domínio e controle do piloto nos trechos técnicos.

Como existem infinitos tipos de percursos de cross country, temos duas opções de bicicletas nessa categoria:

  1. HARDTAIL (HT)
  2. FULL SUSPENSION (FS)

 

HARDTAIL

A HT possui apenas a suspensão na frente, no garfo, o que deixa ela mais leve, mais barata, e mais fácil de manter

É uma opção excelente para quem ainda não está fazendo trilhas muito técnicas mas quer entrar no grupo de pedal da sua cidade, pedalar mais longe, subir as serras e melhorar seus tempos. Podemos dizer que ela é a porta de entrada do ciclista ao mountain bike no Brasil.

A MTB HT também acaba sendo a escolha de muitos ciclistas urbanos que querem ter uma bicicleta “all around”, que anda bem na cidade mas também funciona na hora de experimentar uma trilha no parque, num sítio, sair da rotina.

trilha

FULL SUSPENSION

Tem tudo o que uma bicicleta hardtail possui com a adição da suspensão traseira, que acrescenta peso, custo, manutenção, mas devolve em estabilidade, segurança e diversão!

A suspensão traseira funciona de maneira que a bicicleta fica mais colada no chão, proporcionando estabilidade, aderência, controle e segurança para o ciclista. 

Para quem acompanha o circuito de Copa do Mundo de MTB Cross Country na Redbull TV, repare que em cada etapa os ciclistas fazem escolhas diferentes de bicicleta (HT ou FS) baseados no tipo de pista da prova. Se tiver muita subida com descidas menos técnicas, como a pista da Albstadt (Alemanha), a maioria escolhe a hardtail. Se houver trechos técnicos com raizes, pedras e alta velocidade em solo irregular, como a pista de Nove Mesto (Rep. Tcheca), a full suspension costuma ser a escolha unânime para quem tem essa opção.

cross country

Pedivela SLX – 175mm, 32D – com tecnologia Hollowtech II: Mais resistência, rigidez e leveza.

 

HT ou FS, qual é melhor a pra você? 🤷‍♀️

A boa e má notícia é que: a escolha é pessoal e você vai ter que traçar seu próprio caminho.

Não tem melhor nem pior. A decisão tem que ser tomada baseada no que você pode comprar e no que você quer naquele momento da sua vida, do seu rolê. Também tem a questão da disponibilidade onde você mora e acesso à manutenção. Todos esses fatores precisam ser levados em consideração ao escolher a sua magrela.

Seja feliz com a bike que você tiver, e vamos pedalar! 

 

Confira MOUNTAIN BIKE CROSS COUNTRY nos sites:

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]