Sim, dá para trocar o selim da sua bike!
Se você já tentou de tudo para ter mais conforto ao pedalar, mas continua com incômodos ao apoiar o peso do corpo no “banco”, considere trocar o selim da sua bicicleta.
A PROCURA DO SELIM IDEAL
Um bom selim é aquele que você consegue apoiar os ísquios, os dois ossinhos que constituem a zona inferior da pélvis (quadril).
Cada indivíduo tem uma anatomia diferente (peso, altura, flexibilidade e distância entre os ísquios), por isso existem selins de diversos tamanhos e formatos no mercado.
“É normal que um selim bom para outra pessoa não seja confortável para você!” – Viviane Favery
O primeiro passo para encontrar o selim ideal é saber a distância entre seus ísquios, que é medida com uma espuma de memória na qual sentamos por alguns segundos. Ao levantar, é possível fazer a medição que ficou “gravada”, e já aí temos uma informação preciosa!
“As medidas mais usuais dos selins são 120,125, 130, 132, 135, 140, 143, 145, 155, 190 e 230mm de largura, cobrindo a maioria das medidas de abertura desses ossos.” – especifica este artigo bem completo do site Pedaleria.
O segundo passo é achar o formato de selim mais confortável para você dentro daquele tamanho, testando-os em sua própria bicicleta.
As bicicletarias mais bem estruturadas oferecem o serviço de Bike Fit e possuem estrutura para isso (incluindo a espuma de memória)!
TENHA PACIÊNCIA
Às vezes é preciso procurar muito até achar o selim que mais te dá conforto.
A boa notícia é que ele provavelmente vai te servir bem em outras bicicletas também, então é como se você encontrasse a chave para a felicidade!
OUTROS AJUSTES RELEVANTES
Antes de trocar o selim da bike, você pode testar estes ajustes para ver se encontra mais conforto:
- Ajustar a altura e o ângulo do guidão (sim, isso interfere na forma como você está apoiado no selim);
- Ajustar a distância do guidão, que envolve inverter ou trocar a mesa, ou mudar a sua altura;
- Ajustar a altura, ângulo e distância do selim em relação ao guidão.
Dor e desconforto não fazem sentido! Não tenha medo de mexer na sua bicicleta para encontrar conforto e ter mais prazer em suas pedaladas!
ATENÇÃO ⚠️
SEMPRE que mexer no guidão de sua bike, verifique se os parafusos estão bem apertados antes de pedalar, combinado?!
Conheça também a Caloi 29 Flex:
Boas pedaladas,
Vivi Favery