Mãe ciclista #DiaDasMães

05 / 05 / 2022 Ler notícia

Já se foi o tempo em que engravidar e fazer esporte não combinavam. A cada dia, mais mães ciclistas compartilham a experiência de maternidade e treinamento durante a gestação.

Hoje, já sabemos que uma gravidez saudável e com o acompanhamento médico adequado permite que a gestante faça atividades físicas, treinamentos adaptados e até que pedale!

Em entrevista conduzida por mim para o podcast Gregario Cycling, a Dra. Tathiana Parmigiano (médica do Time Brasil – COB) diz que o objetivo é de que a gestante faça 150 minutos de atividade física na semana, o que equivale a 30 minutos por 5 dias. Isso traz inúmeros benefícios para a mãe e bebê, inclusive para a recuperação do corpo no pós parto.

“10 minutos é melhor do que nada, então a gestante deve valorizar cada minutinho que ela usa para fazer alguma atividade física!” – diz a Dra. Tathiana

E no caso das mamães mais agitadas, a Dra. Tathi comenta que é importante respeitar o limite de até 1 hora de atividade por sessão. Se houver intenção de fazer mais do que isso, é recomendado dividir em duas sessões de treinamento/atividade.

Lembrando que cada mulher deve alinhar com seu médico qual é o limite da intensidade do exercício, que será controlado através da frequência cardíaca.

PEDALANDO NA GESTAÇÃO

O risco de queda durante a gestação é mais elevado do que o normal não só por conta do peso da barriga como também por haver frouxidão ligamentar que facilita a torção dos pés (a Dra. Tathi explica melhor essa questão na entrevista).

Sendo assim, o ideal e recomendado é usar o rolo fixo para manter as atividades em cima da bike

Mas fato é que existem muitas mamães ciclistas quebrando os paradigmas em cima da magrela, e uma delas é daqui do nosso time, a Amandinha da Brou Women’s Team Caloi.

“Num primeiro momento eu não ia falar que eu estava grávida, mas acabamos anunciando de forma espontânea na live de lançamento da Brou Women’s Team e eu acabei me surpreendendo com a quantidade de mensagens de incentivo que recebi. Percebi também que a partir daquele momento, eu teria um papel importante para ajudar futuros pais a lidarem com seus receios, medos e preconceitos durante a gestação.” diz Amanda

O mais importante mesmo é respeitar seu corpo, seu momento, e principalmente o bebê, afinal colocar uma vida no mundo é o ato de maior responsabilidade que há – e é isso que Amanda e seu parceiro Zé Sem Instagram estão fazendo.

“Na décima semana de gravidez fui num médico que me examinou bem e disse que eu e o bebê estávamos super saudáveis. Ele disse que não só eu poderia como deveria voltar a fazer atividades físicas, incluindo pedalar e fazer fortalecimento. Alertou apenas sobre o uso do frequencímetro para controlar sua frequência cardíaca, para não deixá-la subir. Aí eu voltei a pedalar feliz da vida.” conta Amanda

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

Nesse processo, Amandinha conta com o acompanhamento de profissionais altamente qualificados como treinador de ciclismo, preparadora física, nutróloga e médica do esporte (além do médico ginecologista).

De tudo isso, o que fica claro é que ao cuidar de si com a prática de atividades físicas, conseguimos ser melhores mães para nossos pequenos.

E como ainda há muito preconceito e falta de informação rolando por aí, mulheres como a Amandinha estão inspirando também os pais, que descobrem que podem e devem incentivar suas parceiras a manterem uma rotina esportiva (até porque a REDE DE APOIO de uma mãe a coisa mais fundamental para que ela tenha tempo para si).

mãe ciclista

Amandinha da Brou Women’s Team de Caloi E-Vibe Elite na Serra da Canastra

BICICLETAS

A Caloi tem alguns modelos de bicicleta específicos para o público feminino, com o top tube mais baixo e tamanho de quadro menor. Confira abaixo alguns desses modelos:

CALOI ATACAMA

Caloi atacama

CALOI EVORA

CALOI 400

 

BICICLETA ELÉTRICA

Outra opção bacana para a mãe ciclista é a bicicleta com pedal assistido E-VIBE URBAM, feita para andar na cidade e em parques.

 

A todas as mamães ciclistas, desejo a vocês boas pedaladas, especialmente neste dia das mães!

Beijos,

Vivi Favery

Deixe seu comentário

Leia também

Nenhum post cadastrado!!!

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]