Bicicleta de downhill

28 / 06 / 2021 Ler notícia

A bicicleta de downhill é projetada para descer trilhas o mais rápido possível, e isso deixa sua geometria bem fácil de reconhecer. 

A bike de DH tem:

  • Duas suspensões, no garfo e na traseira (full suspension);
  • Curso de suspensão acima de 170mm;
  • Pneus largos, acima de 2.4″ polegadas*;
  • Pneus cravudos;
  • Ângulo da caixa de direção mais aberto do que os outros tipos de bicicleta;
  • Etc.

*Para referência, a maioria das bikes de Cross Country vêm de fábrica com pneus 2.2″;

O peso da bicicleta de downhill é algo que chama a atenção. Ela precisa ser robusta para aguentar a “bateção” da descida, então não vemos no mountain bike downhill aquela preocupação de tirar peso da bicicleta, como acontece muito no cross country.

Bicicleta de Downhill

ELAS SÃO PARA QUEM?

O mountain bike downhill é um esporte de gravidade, e as downhileiras são para quem já pilota em nível avançado e está pronto para encarar trilhas mais técnicas, inclinadas, com saltos e drops grandes.

É por isso que os atletas usam capacete “full face“, blusa de manga comprida, calça, joelheiras/cotoveleiras e um colete de proteção por baixo da roupa. Qualquer tombo é brutal nessa modalidade, e esse uniforme garante pelo menos um pouco de proteção na hora do impacto.

Em países desenvolvidos, as melhores trilhas de DH são nos bike parks construídos em montanhas que também funcionam como estação de ski no inverno. Assim, os pilotos podem subir de teleférico e descer várias trilhas insanas, várias vezes! 🚠 

No Brasil temos menos acesso a estruturas de bike park com big lines (grandes descidas de downhill), mas ainda assim temos um cenário forte na disciplina com atletas de altíssimo nível.

O que é ser um piloto de mountain bike de nível avançado?

Não existe uma definição para isso, mas se for para separar os pilotos bons dos ordinários, podemos usar a referência do pedal de clip.

Um bom piloto de mountain bike é capaz de saltar, dropar e fazer manobras como o bunny hop sem estar usando pedal de clip.

O pedal flat, ou de plataforma (sem clip), é uma boa “linha de corte”, porque exige a postura correta do piloto em cima da bicicleta para mantê-la sob controle.

E aí, a bike de downhill é pra você?

Então vamos pedalar!

Ou melhor, vamos PILOTAR! 🤘🏼

Conheça mais tipos de bicicleta acessando este link aqui.

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]