Bicicleta Trail / Enduro / All Mountain #TiposDeBicicleta

21 / 06 / 2021 Ler notícia

Os tipos de bicicleta Trail, Enduro e All Mountain se enquadram no mesmo tipo de “classificação“, pois todas têm o mesmo propósito: entregar conforto e segurança nas trilhas, principalmente nas descidas

Eventualmente as marcas usam nomenclatura específica para diferenciá-las – trail, enduro ou all mountain -, pois no detalhe elas podem ter características que as diferenciam.

Mas todas elas são full suspension, com uma geometria desenvolvida para entregar estabilidade sem tirar agilidade na pilotagem, têm curso de suspensão dianteira acima de 130 mm, usam pneus mais largos (a partir de 2.35), e podem vir de fábrica com canote retrátil.

A questão base que define muito sobre esse tipo de bicicleta é que quanto mais ela é projetada para as descidas, mais difícil é de encarar subidas com ela, e isso acontece por causa desses três fatores: 

  1. Quanto maior o curso de suspensão, mais pesada será bike, porém mais ela aguenta “botar pra baixo”, fazendo uma super leitura de terreno e mantendo o ciclista sob controle;
  2. Uso de rodas mais robustas (normalmente de alumínio);
  3. Uso de pneus cravudos e maiores. Eles proporcionam grip (aderência) nas curvas, na frenagem em locais íngremes e estabilidade na aterrisagem de saltos e drops (degraus).

Mas o lado bom desse “impasse” é que ele acaba impulsionando as fabricantes a desenvolverem equipamentos que oferecem o melhor do dois mundos:

  • SUBIDA: busca de leveza e boa relação de marchas, e
  • DESCIDA: curso de suspensão suficiente que não deixa nada a desejar na hora de descer as pistas mais técnicas dos bike parks!

Perfeito, né?! É de dar água na boca!!!

Elas são para quem?

Os tipos de bicicleta Trail, Enduro e All Mountain são para quem quer fluir pelas trilhas, andar em percursos mais técnicos, ganhar confiança e ir mais rápido nas descidas.

Bicicleta Trail Habit

Linha TRAIL da Cannondale

A linha TRAIL da Cannondale engloba as bikes de downhill, enduro e all mountain, ou seja, como os nomes já falam, são bicicletas específicas para oferecerem algum tipo de vantagem nas descidas das montanhas, em terrenos super técnicos.

E aí, bora pra trilha? 🤩

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]