O termo kit reparo vem do inglês repair kit e trata-se do conjunto de ferramentas e acessórios que todo ciclista precisa levar consigo para reparar um pneu furado.
O que exatamente você carrega nesse kit reparo depende do tipo de bicicleta e pneus que usa, e a forma mais conveniente de carregá-lo é na famosa bolsa de selim (saddle bag em inglês).
Via de regra, os ítens indispensáveis de uma bolsa de selim são:
- Câmara de ar reserva. Fique atento para carregar uma que seja compatível com a roda da sua bicicleta, tanto na questão de tamanho de aro, largura de pneu e comprimento do bico!
- Espátulas para remoção e colocação dos pneus (fundamental);
- Kit de chave multi uso;
- Adesivos para reparo de câmara furada.
Mas… você não sentiu falta de alguma coisa nessa lista? Espero que sim, a bomba de encher pneu! Como ela não cabe na bolsa de selim, você pode levá-la em seu bolso ou prendê-la na própria bicicleta, pois a maioria vem com um suporte para o quadro.
Quem usa rodas tubeless, ou seja, sem câmara de ar, tem a opção de levar o reparo de “macarrão” (tire plug em inglês), parecido com o que é usado para pneus de carro e moto.
Outro item opcional que é muito bem vindo para quem pedala com alta frequência é o cartucho de CO2, pois ele enche um pneu vazio em poucos segundos. Quem já teve um pneu furado e dependeu da bomba portátil para encher após o reparo, sabe que essa etapa pode ser bem chatinha 😅.
Mas lembre-se que junto com o cartucho, é preciso adquirir o inflador para conectá-lo à válvula de ar do pneu.
Por fim, existem diversos modelos de kit reparo no mercado, desde bolsa de selim à tipos de inflador.
Veja o que está disponível para você em termos de disponibilidade e orçamento, e garanta um pedal seguro, independente!
Boas pedaladas! 👊