Como andar de pés clipados

26 / 04 / 2022 Ler notícia

Já reparou que muitos ciclistas usam um calçado diferente para pedalar? São as sapatilhas que se prendem nos pedais, para andar de pés clipados.

Andar com os pés clipados proporciona dois benefícios principais: ajuda a aplicar força nos pedais e dá mais segurança evitando que o pé escorregue, principalmente em terreno acidentado.

A fixação funciona assim: o pedal de clip se encaixa sob pressão em uma peça que é parafusada no solado da sapatilha.

Essa peça é customizada para cada marca de pedal, e normalmente são vendidas juntas.

Para soltar os pés, “basta” fazer o movimento de rotação do calcanhar que as peças se desencaixam.

O que faz muita gente ter receio de andar de pés clipados é o medo de cair por não conseguir soltá-lo a tempo, quando precisa colocar os pés no chão. 

É normal sentir esse medo (e de fato algumas pessoas sofrem quedas por isso), mas com um pouco de treinamento específico e paciência é possível se adaptar e curtir os benefícios do pedal de clip.

APRENDENDO A USAR PEDAL COM CLIP

O primeiro passo é conhecer seu pedal.

Normalmente é possível escolher o quanto apertado ele fica e, para quem está começando, é importante configurar para que o pé se solte facilmente. Peça ajuda em sua bicicletaria de confiança caso tenha dúvidas nesse procedimento.

Feito isso, escolha um gramado amplo e sem movimento para começar os seus treinos de encaixar e desencaixar os pés.

Siga estes passos:

  • Parado(a) encaixe e solte os pé esquerdo até conseguir fazer isso sem ter que olhar para baixo. Depois inverta e faça com o pé direito.
  • Depois de assimilar esse mecanismo de clipar e desclipar ainda parado e com um pé no chão, você pode fazer a mesma coisa em movimento, primeiro com o pé esquerdo e depois com o pé direito. Use uma marcha leve para andar bem devagar e ter controle da bicicleta. Lembre-se de olhar pra frente. Dica de PRÓ: você pode controlar a velocidade da bicicleta enquanto pedala acionando de maneira leve e constante o freio traseiro!
  • Por último, chegou a vez de treinar as paradas. Faça isso pelo menos uma dezena de vezes: decida onde quer parar, pare de pedalar, solte o seu pé de base, use os freios para parar a bicicleta e pisar no chão do lado certo (do lado do pé desclipado).

Seu cérebro precisa automatizar esse movimento, por isso a repetição é essencial.

O quanto mais você treinar em ambiente controlado, mais irá adquirir confiança para andar com os pés clipados em seu dia-dia.

Depois de andar clipado, dificilmente vai querer usar o tênis, pois irá sentir os benefícios desde o começo!

Clique AQUI para assistir o nosso TUTORIAL de como andar de pés clipados

andar clipado

 

BIKE FIT

Um detalhe importante para conforto e prevenir lesões é fazer o Bike Fit, que é o dimensionamento detalhado da bicicleta para seu dono. É possível ser feito em bicicletarias ou com profissionais especializados. 

Considere fazer um Bike Fit quando optar por andar de pés clipados.

Boas Pedaladas,

Vivi Favery

 

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]