Transportar a bike no carro é inevitável para quem pedala, mas como fazer isso sem estragar nem o veículo, nem a magrela?
Ou melhor, como tirar as rodas e depois conseguir colocá-las de volta? 😅
Seguem algumas dicas que podem ajudar todos que não possuem hacks (estruturas) para fixar a bicicleta na parte de fora dos veículos.
1 – ONDE COLOCAR DENTRO DO CARRO?
Normalmente, as opções são:
- Usando todo o banco do passageiro (sem as duas rodas). A bike fica atrás do motorista e passageiro principal, ocupando todo banco de trás. O melhor jeito é de inseri-la pela porta do lado direito do carro, começando pelo guidão, de forma que o câmbio fique do lado oposto ao encosto. Passe os cintos de segurança para prender a bike.
- Abaixando os bancos do passageiro e colocando a bike inteira pelo porta-malas (dependendo do carro, não precisa tirar nenhuma roda).
- Abaixando um dos bancos, colocar a bike de pé (sem as duas rodas e provável necessidade de tirar ou abaixar todo canote).
2 – TIRANDO AS RODAS
Antes de mais nada, um alerta para quem tem freios à disco: ao tirar o disco/roda, é preciso cuidar para não ativar o manete de freio! As pinças poderão colar uma na outra, ou no melhor dos casos, o freio ficar pegando quando remontar a roda.
No caso de freios V-BRAKE, é preciso soltá-lo para liberar a roda.
Dito isso, a roda DIANTEIRA não costuma ter segredo, o desafio mesmo está no jeitinho de tirar a roda TRASEIRA, pois é preciso lidar com o câmbio, cassete e corrente (e raramente isso não resulta nas mãos sujas de graxa!).
É por isso que sempre priorizamos a retirada da roda dianteira. Quanto menos tiver que mexer na traseira, melhor.
No caso de retirar a roda traseira para transportar a bike no carro, coloque na marcha mais pesada (no menor pinhão) para que o câmbio fique na sua posição neutra, solte a blocagem, e suavemente empurre a roda pra baixo do câmbio – aqui pode precisar ajudar a soltar do câmbio com a mão. O vídeo abaixo mostra todo esse processo:
3 – TENHA AS FERRAMENTAS CERTAS
Ter as ferramentas certas para mexer na sua bicicleta é uma regra básica para todo ciclista, mesmo para quem pedala apenas por lazer aos finais de semana!
Você precisa ter à mão as chaves para ser capaz de tirar as rodas, soltar o canote e o guidão.
4 – PROJETA O CARRO
Não se desfaça dos seus cobertores ou edredons velhos, pois eles são o SEGREDO para proteger o interior do seu carro.
Forre por todos os lados, especialmente as partes duras de plastico para evitar marcas da bike.
Quando colocar mais de uma bike, não economize: coloque o máximo de proteção entre elas, cuidando especialmente do câmbio e dos pedais.
5 – ERROS MAIS COMUNS
Os três erros mais comuns ao transportar a bike dentro do carro são:
- Colocar a bicicleta com o câmbio virado pra baixo (PROIBIDÍSSIMO! Câmbio sempre pra cima, combinado?)
- Esquecer peças da bike no chão ou no teto do carro (fique sempre atento para não deixar nada pra trás, especialmente a blocagem das rodas)
- Apertar os freios quando a bicicleta está sem as rodas (na dúvida, coloque um pedaço de papel dentro da pinça para evitar chateações).
Curtiu essas dicas? Então bora carregar a magrela na próxima viagem!
Boas pedaladas
– Vivi Favery