Como transportar a bike no carro

01 / 02 / 2022 Ler notícia

Transportar a bike no carro é inevitável para quem pedala, mas como fazer isso sem estragar nem o veículo, nem a magrela?

Ou melhor, como tirar as rodas e depois conseguir colocá-las de volta? 😅 

Seguem algumas dicas que podem ajudar todos que não possuem hacks (estruturas) para fixar a bicicleta na parte de fora dos veículos.

1 – ONDE COLOCAR DENTRO DO CARRO?

Normalmente, as opções são:

  1. Usando todo o banco do passageiro (sem as duas rodas). A bike fica atrás do motorista e passageiro principal, ocupando todo banco de trás. O melhor jeito é de inseri-la pela porta do lado direito do carro, começando pelo guidão, de forma que o câmbio fique do lado oposto ao encosto. Passe os cintos de segurança para prender a bike.
  2. Abaixando os bancos do passageiro e colocando a bike inteira pelo porta-malas (dependendo do carro, não precisa tirar nenhuma roda).
  3. Abaixando um dos bancos, colocar a bike de pé (sem as duas rodas e provável necessidade de tirar ou abaixar todo canote).

2 – TIRANDO AS RODAS

Antes de mais nada, um alerta para quem tem freios à disco: ao tirar o disco/roda, é preciso cuidar para não ativar o manete de freio! As pinças poderão colar uma na outra, ou no melhor dos casos, o freio ficar pegando quando remontar a roda. 

No caso de freios V-BRAKE, é preciso soltá-lo para liberar a roda.

Dito isso, a roda DIANTEIRA não costuma ter segredo, o desafio mesmo está no jeitinho de tirar a roda TRASEIRA, pois é preciso lidar com o câmbio, cassete e corrente (e raramente isso não resulta nas mãos sujas de graxa!).

É por isso que sempre priorizamos a retirada da roda dianteira. Quanto menos tiver que mexer na traseira, melhor.

No caso de retirar a roda traseira para transportar a bike no carro, coloque na marcha mais pesada (no menor pinhão) para que o câmbio fique na sua posição neutra, solte a blocagem, e suavemente empurre a roda pra baixo do câmbio – aqui pode precisar ajudar a soltar do câmbio com a mão. O vídeo abaixo mostra todo esse processo:

3 – TENHA AS FERRAMENTAS CERTAS

Ter as ferramentas certas para mexer na sua bicicleta é uma regra básica para todo ciclista, mesmo para quem pedala apenas por lazer aos finais de semana!

Você precisa ter à mão as chaves para ser capaz de tirar as rodas, soltar o canote e o guidão. 

4 – PROJETA O CARRO

Não se desfaça dos seus cobertores ou edredons velhos, pois eles são o SEGREDO para proteger o interior do seu carro.

Forre por todos os lados, especialmente as partes duras de plastico para evitar marcas da bike.

Quando colocar mais de uma bike, não economize: coloque o máximo de proteção entre elas, cuidando especialmente do câmbio e dos pedais.

5 – ERROS MAIS COMUNS

Os três erros mais comuns ao transportar a bike dentro do carro são:

  1. Colocar a bicicleta com o câmbio virado pra baixo (PROIBIDÍSSIMO! Câmbio sempre pra cima, combinado?)
  2. Esquecer peças da bike no chão ou no teto do carro (fique sempre atento para não deixar nada pra trás, especialmente a blocagem das rodas)
  3. Apertar os freios quando a bicicleta está sem as rodas (na dúvida, coloque um pedaço de papel dentro da pinça para evitar chateações).

Curtiu essas dicas? Então bora carregar a magrela na próxima viagem!

 

Boas pedaladas

– Vivi Favery

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]