Evite perrengues na bike #PorOndeComeçar

05 / 01 / 2021 Ler notícia

Olá,

Para que seu pedal não se torne um pesadelo com qualquer imprevisto, uma parte super importante é a sua preparação antes de sair para pedalar.

Todo ciclista experiente tem certos hábitos já incorporados. Para você que está começando, confira abaixo dicas valiosas para criar sua própria rotina “anti-perrengue” com a sua magrela:

 

Lubrificar a corrente – sempre antes de sair para pedalar

Toda engrenagem precisa estar lubrificada para funcionar bem, e a da bicicleta não é diferente.

Quanto melhor você cuidar da relação da sua bicicleta (toda engrenagem do câmbio), mais ela vai durar e menos você irá gastar tendo que trocar peças.

Sendo assim, mantenha sua relação sempre limpa e o ritual de todo dia antes de sair para pedalar, passar uma camada de óleo lubrificante nela.

Se você quer aprender mais, tem um vídeo com a Manu Caiado ensinando como fazer uma boa limpeza “raiz” na sua magrela lá no nosso canal no Youtube 🤩!

 

Encher pneus (calibrar) – sempre antes de sair para pedalar

Perceber que o pneu está muito vazio depois de já ter começado seu pedal é um erro de principiante 😛😅.

Antes de sair de casa, calibre seus pneus adequadamente e eu explico como fazer isso neste post aqui

Lembrando que a bomba de encher pneu é um dos itens essenciais que todo ciclista tem que ter para ser um biker feliz 😄.

 

Verificar a previsão do tempo – sempre antes de sair para pedalar

São Pedro é um pouco imprevisível, por isso eu recomendo que SEMPRE (principalmente no verão) levar uma capa de chuva consigo. Mas mesmo assim vale ficar antenado na previsão para se programar e não ser pego de surpresa por uma tempestade.

 

Levar água e comida – menos no dia do coffee ride ☕😋

Encher a caramanhola (garrafinha que vai na bike) e levar comida de acordo com o tamanho do seu pedal são fundamentais – a não ser que você vá fazer um pedal até um lugar para comer ou tomar um cafezinho ☕ + 🥐 + 🚲 = 😍

Dicas do que comer durante o pedal: banana, bananinha passa, paçoca, pé de moleque, barrinhas da We Nutz (adoro), preparar em casa sua própria barrinha com base de arroz, sanduíche com pasta de amendoim e geleia, e por aí vai, deixe sua criatividade fluir! 

 

Verificar freios – uma vez por semana

Pelo menos uma vez por semana, conferir as pastilhas/sapatas do freio e se eles estão funcionando adequadamente. Ao perceber que as pastilhas/sapatas estão no fim (desgastadas), se programe para trocar antes de ficar na mão.

Às vezes o problema pode ser em outra parte do freio também, com necessidade de tirar ar do sistema, manete com problema, etc.

 

Checagem dos parafusos – uma vez por semana

Pelo menos uma vez por semana verificar o torque dos parafusos, principalmente das rodas, da mesa, dos links no quadro e do canote.

É normal que alguns apertos se soltem com o tempo, por isso é de responsabilidade sua, ciclista, andar com uma bicicleta segura. É por isso que ter um kit de chaves faz parte da minha listinha de itens essenciais

 

LEVE SEMPRE COM VOCÊ

  • Bolsa de selim com kit reparo – ter sempre na sua bike

Sabe aquela bolsinha que fica presa embaixo do banco da bike (selim)? Ela está lá pra carregar um kit reparo de pneu que contém: uma câmara reserva (compatível com o seu tamanho e tipo de roda #FicaADica 😛), espátulas, e o plug com “macarrão” pra quem usa pneu com líquido selante.

  • Bomba portátil de encher pneu
  • Kit de chave allen

 

***RECOMENDO usar sempre Capacete, Luvas e Óculos ⛑️ 🧤 👓

Estabeleça um procedimento de sempre fazer essas verificações antes de sair de casa que você pode até ser pego de surpresa por uma chuva, um pneu furado ou um pequeno tombo, que esses pequenos contratempos não se tornarão grandes perrengues ou empecilhos no seu dia! 

Vamos pedalar? 💃🏽 🕺🏽

 

Deixe seu comentário

Leia também

Newsletter
Receba novidades por e-mail

    [mailpoetsignup* newsletter list:3 default:on]